Terapia Cognitivo-comportamental (TCC)
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)
Para além da observação e atuação com os comportamentos, tornar também as cognições o foco da psicoterapia foi a orientação principal no trabalho da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Com a combinação de técnicas cognitivas e comportamentais, a aplicabilidade da TCC mostrou grande eficácia na redução de sintomas para vários tipos de problemas psicológicos, ganhando reconhecimento a nível mundial.
Nos últimos anos, o papel do contexto nos problemas em saúde mental desencadeou a elaboração de novas terapias baseadas em processos, dentro da TCC, absorvendo e coexistindo com as anteriores e produzindo instrumental terapêutico para uma variedade ainda mais ampla de casos e condições psicológicas. Elementos como senso de self, relacionamento terapêutico e regulação emocional passaram a ter presença contundente no tratamento.
Houve uma abertura para abordagens de outras tradições (humanísticas, psicodinâmicas, existenciais) e a integração de procedimentos clínicos produzindo resultados empíricos consistentes. Foi a partir desse sincretismo teórico-prático que se construiu um arcabouço de manejo clínico capaz de produzir efetividade ainda maior no combate ao sofrimento psicológico, a chamada 3ª onda. Além da dimensão cognitiva e comportamental, o processo verbal e a elaboração das emoções constituem parte do rol de intervenção terapêutica na TCC.
Alguns dos procedimentos terapêuticos são: gerenciamento de contingência, controle de estímulo, modelagem, autogerenciamento, flexibilidade atencional, enfrentamento e regulação de emoções, resolução de problemas, estratégias de exposição, ativação comportamental, habilidades interpessoais, flexibilidade cognitiva e reavaliação, modificação de crenças centrais, defusão/distanciamento, aceitação psicológica, elaboração de valores, mindfulness, estratégias motivacionais e gerenciamento de crises (Hayes & Hofmann, 2018).
Estas são as principais terapias frutos desse trabalho de pesquisa e intervenção da 3ª onda, com sólida e contínua comprovação científica: Terapia Comportamental Dialética/Dialectical Behavior Therapy (DBT), Terapia do Esquema/Schema Therapy (ST), Terapia de Aceitação e Compromisso/Acceptance and Commitment Therapy (ACT), Terapia Focada na Compaixão/Compassion Focused Therapy (CFT), Psicoterapia Analítica Funcional/Functional Analytic Psychotherapy (FAP), Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness/Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT).
Schaeuffele, C.; Schulz, A.; Knaevelsrud, C.; Renneberg, B.; Boettcher, J. (2021). CBT at the Crossroads: The Rise of Transdiagnostic Treatments. International Journal of Cognitive Therapy, v.14, p.86-113. DOI: https://doi.org/10.1007/s41811-020-00095-2
Hayes, S.C.; Hofmann, S.G. (2020). Terapia Cognitivo-Comportamental Baseada em Processos: ciência e competências clínicas. Porto Alegre: Artmed.
Hayes, S.C.; Hofmann, S.G. (2018). TCC Moderna CBT: Movendo-se em direção a terapias baseadas em processos. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v.14, n.2, p.77-84. DOI: 10.5935/1808-5687.20180012